Beem Vindoos

'Bom se voçe está lendo isso, é porque gostou do blog então acesse mais vezes, Quantas Vezes Quiser e Bem vindo a Ecologia '

domingo, 13 de março de 2011

Lobos são espécie cada vez mais «ameaçada» pela acção humana


Informar e desmistificar a “animosidade” criada em torno dos lobos foi o objectivo de uma série de actividades que hoje terminaram em Duas Igrejas, concelho de Miranda do Douro.
O lobo é uma das espécies cuja área de distribuição mundial tem sido a mais reduzida. Esta situação tem motivado “enormes” esforços com a finalidade de “evitar” a sua extinção.
Segundo Mónica Almeida, representante do grupo “O Lobo”, não se pode actuar de uma forma concreta e positiva, perdendo-se assim mais uma espécie animal, e todo o ecossistema fica mais pobre.
“Há zonas no país onde praticamente já não existem lobos. Temos de abordar a espécie de uma forma mais científica e menos empírica, de forma a evitar a extinção do predador”, relatou a ambientalista à Agência Lusa.
Os impactos ambientais como é caso das autoestradas ou parques eólicos são elementos que por vezes levam à “ausência das alcateias” junto dos centros mais populosos ou rurais.
Na opinião dos técnicos, o lobo tem um papel “muito útil” na natureza, já que se trata de “um predador de topo”, visto que a sua principal função é a “limpeza” do ecossistema de animais fracos ou doentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário